No passado dia 1 de Dezembro de 2011 ocorreu a Cerimónia de Divulgação e Entrega de Prémios do Concurso de Ourivesaria APIO 2011. Tal como no ano anterior, o evento teve lugar na sala “Espaço” da Junta de Freguesia de Santa Catarina, em Lisboa, por esta gentilmente.
Exposição das peças concorrentes
O concurso, promovido pela Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria, vai na sua terceira edição, associou-se ao Ano Internacional das Florestas tendo tido o patrocínio da Casa Leitão & Irmão, Antigos Joalheiros da Coroa e teve como grande vencedor o criador Cláudio Passos por um colar alfinete ou colar pendente de prata ebonite e esmalte ao qual deu o nome de “A árvore”.
Peça Vencedora do Criador Cláudio Passos
A árvore:
Olá, eu sou a árvore! Sou o antes e o depois.
O verde que é vida, e o negro, o carvão, a morte.
Estou dividido em dois: Sou o pulmão do mundo, ou o carvão que precipita o fim.
Olha para mim e põe a mão na consciência.
Educa-te e preserva o meu lado verde.
E não te esqueças: A minha morte, também é o teu fim!
O mesmo criador, Cláudio Passos, joalheiro que nas duas anteriores edições do concurso também tinha sido premiado, foi o autor da peça que ficou em 3.º lugar homenageando as Florestas através de um colar em prata com acabamentos em esmalte acrílico e cerâmica com o título “A Metamorfose” enquanto o segundo prémio foi atribuído a um colar em prata polida, oxidada cinzelada, com peças/apliques de madeira nobres, composição que nos remete para uma árvore, o âmago da vida, peça criada por Cristina Peres.
Peça que ficou em 2º lugar da Criadora Cristina calda Peres
Âmago da Vida:
Âmago da vida é uma composição de prata e madeiras nobres que simboliza uma árvore, e adorna o Colo de uma mulher.
Peça que ficou em 3º Lugar de Cláudio Passos
A Metamorfose:
Depois da Metamorfose a crisálida transforma-se numa borboleta. Entre os braços e a raiz da árvore seca, o pulmão da terra teima em sobreviver.
O Criador Cláudio Passos com as peças que granjearam o 1º Lugar e o 3º Lugar
Criadora Cristina calda Peres com o seu colar que conquistou o 2º lugar
O júri composto por Carlos Caria (Presidente do júri), Dra. Aurora Verde (Ano Internacional das Florestas), Fátima Neto (Casa Leitão & Irmão), Patrícia Morais (JoiaPro) e António Jordão (ex-professor da Escola António Arroio) decidiu também entregar menções honrosas às jóias de António Parreira e de Maria Manuela Gouveia por, respectivamente, um colar denominado Sequóia-gigante contendo cinco peças gigantes de prata, pérolas, zircões, esmeralda, topázio e resinas, que nos remete para a maior árvore do mundo e por um Colar em prata, feito em cartilha redonda e pedra - topázio azul de uma grandeza incomparável, tal como uma Floresta com árvores imponentes.
Menção honrosa para António Parreira Menção honrosa para Maria Manuela Gouveia
Menção Honrosa Menção Honrosa
António Parreira Maria Manuela Gouveia
Vencedor do 1º e 3º lugar com ambos prémios Vencedora do 2º Lugar com o seu prémio
Como já vem sendo tradição, numa sala bem composta, houve ainda tempo para celebrar o dia de Santo Eloy, santo padroeiro dos ourives, com um Porto de Honra.
Início da Cerimónia Momento em que o Presidente da APIO, Carlos Caria,
deu iniciou à Cerimónia
A alegria evidente no rosto dos que compareceram As peças que foram a concurso
Prenderam a atenção dos presentes