No último inquérito aplicado telefonicamente aos associados pretendeu-se apurar, como já vem sendo hábito, alguns indicadores sobre o curso dos seus negócios e a actividade do sector durante o 3.º trimestre de 2011.
Desta feita, 52% dos associados colaborou, respondendo com disponibilidade às questões colocadas.
Do total de associados que responderam houve que 20% avaliaram positivamente o trimestre em análise quando comparado com o restante ano, 10% que afirmaram que a actividade se manteve idêntica ao resto do ano e, os restantes 65% estimaram que o período teve um desenvolvimento negativo. Residualmente, 4% dos inquiridos que responderam à questão não manifestaram a sua opinião.
Noutra questão pretendia-se chegar a conclusões quando se comparasse o andamento dos negócios no trimestre em análise com o mesmo período do ano transacto e os resultados face às expectativas não foram muito surpreendentes. 12 % dos que foram inquiridos julgam que o período foi melhor que o mesmo período de 2010, 65% constataram pioras no sector, 18% pensam que não há diferenças assinaláveis e 4% não manifestaram a sua opinião.
Conclui-se portanto que a perspectiva para o ano que está a fechar é muito negativa pese embora ainda e felizmente a existência de situações que revelam uma inversão positiva à tendência demonstrada.