Comunicado 01/2013

22-01-2013
 COMUNICADO 01/2013

 

Caros Colegas,

A Assembleia Geral da nossa Associação reuniu, extraordinariamente, no dia 21 de Janeiro com a única finalidade de discutir a portaria n.º 418-A/2012, de 19 de dezembro, que veio alterar as taxas, propinas e emolumentos das contrastarias.

Por deliberação tomada unanimemente na referida Assembleia Geral e reconhecendo a necessidade de atualização das taxas, propinas e emolumentos, a Direção da APIO apresenta no dia 23 de Janeiro de 2013 na Contrastaria de Lisboa um protesto baseado nos seguintes pontos:

  1.    Repudiar a entrada em vigor de uma portaria que altera os valores das taxas, propinas e emolumentos sem que fossem ouvidos todos os sectores envolvidos;

  2.    Repudiar a introdução, através dessa mesma portaria, de um emolumento mínimo com o argumento de que existe um valor mínimo deste tipo de serviços em diversas Contrastarias do Espaço Económico Europeu sem que seja revista em alta a isenção do peso mínimo sujeito a marcação que se encontra atualmente em 1 grama para os artigos de prata como, de resto, se pratica também noutras Contrastarias do Espaço Económico-Europeu;

  3.    Repudiar a introdução da já referida portaria sem que exista a mesma preocupação em rever o Regulamento das Contrastarias, que existe há 34 anos e que sofreu apenas duas alterações, uma em 1998 e outra em 1999, documento considerado por todos os agentes do sector ultrapassadíssimo, desajustado da realidade, e castrador do desenvolvimento da atividade.

  4.    Na medida em que o valor do emolumento mínimo é aplicado, por lote, torna-se imperioso redefinir o conceito de lote.

Neste contexto, foi solicitada uma reunião onde possamos argumentar os pontos aqui resumidos e, nomeadamente, debater a questão do conceito de lote por considerarmos que está ao alcance da INCM SA ir de encontro aos interesses de todos nesta matéria.

 A par desta deliberação, logo após a tomada de conhecimento da portaria, foi solicitada reunião aos Ministérios das Finanças e da Economia para apresentação da posição da APIO.

 

Despeço-me renovando votos de um bom 2013!

 

Lisboa, 22 de janeiro de 2013

Carlos Caria

Presidente da Direção

NEWSLETTER

CONTACTOS

  • +351 213 469 820
  • (Chamada para rede fixa nacional)
  • +351 937 399 797
  • (Chamada para rede móvel nacional)
  • geral@apio.pt
  • Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria
  • Rua Arco do Marquês do Alegrete nº6 4ºB
  • 1100-034 Lisboa, Portugal