Investigadores da Austrália descobriram minúsculos vestígios de ouro em folhas de eucalipto, um surpreendente marcador da localização do metal no subsolo.
A descoberta pode constituir uma ajuda para os garimpeiros, sobretudo numa época de diminuição de reservas de ouro - as novas descobertas caíram 45% na última década - e de escalada de preços, de acordo com um estudo publicado na revista "Nature Communications".
"Esta ligação entre o crescimento de vegetação e os depósitos de ouro enterrados pode ser fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração mineira", refere um resumo do estudo enviado à Imprensa, citado pela agência noticiosa francesa AFP.
Os eucaliptos podem "enviar" as suas raízes a grandes profundidades na busca por água em terras secas e até mesmo quebrar zonas ricas em ouro, onde absorvem partículas microscópicas do metal.
Uma equipa de cientistas da Austrália indicou ter mostrado agora que o ouro pode ser absorvido pelas raízes e "viajar" através da árvore, seguindo todo o caminho até às suas folhas, embora em concentrações insignificantes.
JN