Sócia da APIO, Maria João Bahia cria o troféu mais prestigiado do país
14-05-2015
Foi há 20 anos que recebeu o convite do presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, para criar um troféu que iria homenagear as personalidades nacionais que mais se destacassem em cada ano em diversas áreas. Revelando a sua fonte de inspiração para a criação do Globo: “Inspirei-me no padrão dos descobrimentos e na esfera armilar, outro símbolo importante da nossa história, já que o nome da peça seria Globo de Ouro,” conta Maria João Bahia à revista Caras.
Na época a designer dava os primeiros passos na área da joalharia, pelo que sentiu como um privilégio o convite para participar neste projeto: “Estava no início da minha carreira e poder fazer uma peça para homenagear pessoas importantíssimas, o prémio mais prestigiante que existe no nosso país, com maior impacto nos meios de comunicação, foi uma emoção enorme.”
Volvidos 20 anos, muita coisa mudou e a estatueta do Globo de Ouro seguiu essa tendência: “Durante os primeiros anos a esfera era solta e fazia imenso barulho. Mais tarde, pediram-me para aumentar o tamanho do Globo para o dobro e nessa versão, que é a atual, a bola passou a estar presa”, conta.