Na 9ª edição do concurso da APIO dá-se destaque para o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima que se celebram em 2017. Com efeito, a Direção da APIO designou como tema do 9.º Concurso de Ourivesaria o “Centenário das Aparições de Fátima”, acontecimento marcante na Igreja Católica. As comemorações do centenário de Fátima remetem-nos ao ano de 1917, quando três pequenos pastores – os irmãos Francisco e Jacinta e Lúcia, prima dos dois – afirmaram ver a imagem de Nossa Senhora na Cova da Iria, local a 2,5 quilómetros da cidade de Fátima.
Segundo relatos da época, as três crianças experienciaram outras aparições de Nossa Senhora entre maio e outubro desse mesmo ano.
No dia 13 de outubro, um conjunto de pessoas teria presenciado o chamado “Milagre do Sol”, quando, repentinamente, a chuva que caía cessou e as roupas das pessoas secaram instantaneamente.
A fama da cidade como local de peregrinação transformou o local em um dos destinos mais procurados de Portugal, atraindo milhares de peregrinos e visitantes todos os anos.
Este Concurso de Ourivesaria tem como objetivo distinguir pela criatividade, inovação e design peças de joalharia e ourivesaria originais e pretende cativar desde os mais jovens (estudantes de cursos de ourivesaria, praticantes de ourivesaria por hobby, etc.) aos mais experientes criadores de peças de ourivesaria.
Participe!