Cerimónia de Entrega de Prémios do 8.º Concurso de Ourivesaria promovido pela APIO decorreu no dia 1 de dezembro

09-12-2016

Missão Olímpica Portuguesa “Rio 2016” foi o tema do 8.º Concurso de Ourivesaria promovido pela APIO – Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria, que inspirou peças únicas de joalharia
 

Dia 1 de dezembro de 2016, dia de Santo Elói – padroeiro dos ourives, foi a data selecionada para a Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso de Ourivesaria que a APIO promove anualmente. O acontecimento decorreu em Lisboa, na Ourivesaria Sarmento, um dos parceiros do concurso, local onde as 10 peças apresentadas a concurso se encontram em exposição até dia 31 de dezembro.

Cerca das 15h30, Carlos Caria, Presidente da Direção da APIO deu início à cerimónia perante uma plateia bem composta onde figuravam, entre outros convidados, os autores das peças submetidas a concurso mas também formandos do Centro de Formação Profissional de Joalharia da APIO que ali receberam também o seu Certificado de Formação relativo à segunda edição do curso de joalharia da APIO que findou em novembro último.

Todas as peças submetidas ao concurso deste ano, que teve como parceiro institucional o Comité Olímpico de Portugal, homenagearam, como não podia deixar de ser, a missão olímpica dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro.

Perante a ansiedade dos presentes, as peças que o júri deliberou serem dignas de distinção, bem como as suas autoras e autores foram sendo anunciados e os prémios foram sendo entregues. O Dr. Pedro Sequeira Ribeiro, em representação do Comité Olímpico de Portugal foi solicitado a entregar o 1º Prémio à grande vencedora do Concurso, Beatriz Nogueira, uma jovem aluna do Curso de Joalharia da Escola E. B. 2,3 de Vialonga de 19 anos que nos apresentou o colar “Portugal e o Mundo Olímpico”, uma joia feita em prata que reproduz modalidades olímpicas com representação portuguesa neste importante evento que foram os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, tais como: hipismo, canoagem, ginástica artística, ginástica de trampolim, atletismo, taekwondo e judo.

 

 

1.º Prémio – Peça “Portugal e o Mundo Olímpico” por Beatriz Nogueira


O joalheiro Eduardo Melo foi distinguido com o 2.º prémio pela peça que denominou “Chama Olímpica”. A chama olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Este pendente representa essa tradição que se mantém até aos dias de hoje. Filipa Sarmento, em representação da Ourivesaria Sarmento foi convidada a entregar o prémio correspondente ao 2.º lugar do concurso.
 


2.º Prémio – Peça Chama Olímpica” por Eduardo Melo



A peça que ficou em 3º lugar foi criada por outra aluna do Curso de Joalharia da Escola E. B. 2,3 de Vialonga, Elsa Tavares de 19 anos e o prémio foi entregue por Luísa Sarmento, em representação da Ourivesaria Sarmento.

Com a joia que batizou de “Rio, Jogos Olímpicos e Portugal”, Elsa Tavares baseou-se em prata numa peça com a palavra “Rio” pelo local onde se realizam os Jogos Olímpicos e peças quadradas com simbologia apropriada ao acontecimento e localização, nomeadamente, símbolo das Olimpíadas 2016, símbolo de uma onda e Cristo Redentor situado no morro do Corcovado e, ainda, o símbolo da participação olímpica portuguesa.

 


3.º Prémio - Peça “Rio, Jogos Olímpicos e Portugal” por Elsa Tavares



Finalmente o júri do Concurso decidiu atribuir uma Menção Honrosa à peça “Colar Bandeira Missão Olímpica Portuguesa” da criadora Diana Loureiro, iniciante no ramo da joalharia e aluna do CINDOR - Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria. Nas palavras da autora, para retratar a Missão Olímpica Portuguesa no “Rio 2016” usou como inspiração o novo símbolo para o Comité Olímpico de Portugal. Este, tendo como referência os Descobrimentos, o nosso orgulho nacional, fez ainda mais sentido tendo em conta o “regresso” a um dos destinos de tão grande faceta, o Brasil. Assim, a coleção “No Baú da nossa história onde o passado se une com o presente e o futuro” foca-se na Cruz da Ordem de Cristo, notabilizada no tempo dos Descobrimentos.

A peça representa a bandeira dessa mesma Cruz, com os anéis olímpicos, usada para anunciar a chegada lusitana. Esta está envelhecida pelo tempo e pelos feitos históricos, com efeito de oxidação, desgastadas, criando o aspeto de movimento, ilustrando as diversas viagens dos portugueses, sendo o “Rio 2016” mais uma delas.

 


Menção Honrosa - Peça “Colar Bandeira Missão Olímpica Portuguesa” por Diana Loureiro

NEWSLETTER

CONTACTOS

  • +351 213 469 820
  • (Chamada para rede fixa nacional)
  • +351 937 399 797
  • (Chamada para rede móvel nacional)
  • geral@apio.pt
  • Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria
  • Rua Arco do Marquês do Alegrete nº6 4ºB
  • 1100-034 Lisboa, Portugal